quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Salmo 37;
Esdras 1:1-11;
I Coríntios 16:1-9;
Mateus 12:15-21
Sensibilidade
A sensibilidade amorosa fica bem clara no texto do profeta Isaías citado no Evangelho de hoje: “Não contenderá, nem clamará, Nem alguém ouvirá pelas ruas a sua voz”; Mateus 12:19). Sabemos que Jesus falou pelas ruas, expulsou o mercadores do templo e chamou, no próprio Evangelho de Mateus, os fariseus de “cobras venenosas” e “hipócritas”.
Então, o que quer dizer este versículo?
O versículo aponta para a “não violência” no convencimento. Quer dizer que jamais Jesus quis obrigar alguém a lhe seguir. Jamais ameaçou alguém que o traiu, até perdoou seus crucificadores! Jesus foi claro, mas respeitoso. Verdadeiro, mas não fanático. Este é o caminho de nosso mestre.
Gostariamos que todas as pessoas fossem à Igreja (mesmo que não somente à nossa igreja). Será que se houvesse uma lei obrigando-as adiantaria? Já houve o tempo em que Igreja poderosa obrigava às pessoas a seguirem práticas religiosas. Isso só gerou desmandos, violência, morte e perseguição. O caminho, no entanto, da verdadeira transformação das vidas e do mundo, é o caminho da sensibilidade, do diálogo e do testemunho do que Deus tem feito em nossas vidas.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. Salmo 37:5
Intercessão
Oremos para que na Missão de Deus nunca usemos mecanismos violentos, de terror ou de medo, para forçar a participação das pessoas, mas que acreditemos no poder da sensibilidade e da verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário