segunda-feira, 31 de outubro de 2011

(Dia da Reforma, séc. XVI)

Salmos 56,57,[58 ou 64,65;
Neemias 6:1-19;

Apocalipse 10:1-11;
Mateus 13:36-43
Quem é a boa semente?

Jesus Cristo, o único filho gerado de Deus, nos amou de tal forma que pagou nossas culpas e nos apresentou ao Pai como seus irmãos adotivos; como filhos do reino.
Em sua parábola sobre o joio e o trigo, Jesus afirmou que a boa semente são os filhos do reino semeados por Ele e o joio são os filhos do maligno, semeados pelo inimigo.
Os servos queriam arrancar o joio, mas foram aconselhados a não o fazerem para não prejudicarem o trigo.
Se formos a boa semente, ou filhos do reino, devemos refletir sobre a tolerância com aqueles a quem julgamos não serem filhos, para não cairmos no erro dos servos da parábola do semeador, quando disseram ao seu Senhor: “Queres que arranquemos o joio?”

Jesus, nesta parábola, recomenda a inclusividade e não nos dá o direito de excluir ninguém das nossas comunidades de fé. A excomunhão é um ato de intolerância e de violência.
”Deixai crescerem juntos até a colheita” (Mateus 13:39), lembremo-nos de que a colheita ou ceifa, é o tempo da consumação dos séculos ou fim dos tempos, e os ceifeiros são os anjos de Deus e não nós. Deus é que sabem quem é trigo e quem é joio!

Revdo. Benedito Guilherme Ferreira Luz
Brasília DF


Texto para Meditação
Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem. Salmo 56:11

Intercessão
Oremos para que Deus nos mostre novas práticas e novos entendimentos inclusivos, que permitam que acolhamos com amor e dignidade todas as pessoas na Igreja e na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário