domingo, 30 de outubro de 2011

19º Domingo de Pentecostes (Próprio 26)

Salmo 43;
Miquéias 3:5-12;
I Tessalonicenses 2:9-13,17-20;
Mateus 23:1-12
Profetas e sacerdotes gananciosos
Estabelecidos na Palestina, onde construíram cidades, plantaram lavouras, cultivaram campos, criaram reses, ovelhas e cabras, as tribos de Israel, no reinado de Roboão, filho de Salomão, enriqueceram e se dividiram em dois reinos: o do norte e o do sul.
Sua economia se apoiava na agricultura e pecuária. No século 8º antes de Cristo surgiu Miquéias, um dos profetas, que no exercício de suas atividades agrícolas e pastoris, assistiu às injustiças praticadas contra os pobres, cujas casas e campos eram seqüestrados com violência pelos poderosos.
Neste contexto Miquéias condenou as atitudes dos falsos profetas que enganavam o povo com falsas promessas de bênçãos para quem lhes pagasse e ameaçavam com maldições os que não tinham recursos para lhes dar.
Condenou também os juízes que eram subornados para inocentar os culpados ricos e condenar os inocentes que não podiam pagar quem os defendesse.
Condenou, também, os sacerdotes que cobravam caro para ensinar a Lei e ministrar os sacramentos. Muitos profetas e sacerdotes de hoje não são tão diferentes daqueles do passado. Oremos para que Deus levante profetas como Miquéias em nossas igrejas, e que nos dê clareza e discernimento para seguirmos Sua santa vontade.
Revdo. Benedito Guilherme Ferreira Luz
Brasília DF
Texto para meditação
Mas eu estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, e de juízo e de força, para anunciar a Jacó a sua transgressão e a Israel o seu pecado. Miquéias 3:8
Intercessão
Oremos pelas lideranças das igrejas no seu labor profético e sacerdotal e também pelas autoridades públicas; contra todas as formas de prevalecimento, impunidade e engano e em favor da paz e da justiça sem discriminação ou exclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário