sábado, 3 de setembro de 2011


Salmos 30,32 ou 42-43;
I Reis 12:1-20;
Tiago 5:7-12,19-20;
Marcos 15:33-39
Sabedoria dos Mestres
Certo dia, um tio meu disse-me: “- Se quiser ser sábio, ande com os mestres”. Desde então, procuro os que mais entendem dos assuntos diversos, e com eles aprender humildemente. O texto de Reis deste dia, traz uma nítida lição sobre a estupidez de um jovem rei. Roboão, filho de Salomão, tinha que resolver a insatisfação dos clãs de Israel. Salomão havia imposto uma tributação elevada para sustentar o reinado. Os líderes de Israel, particularmente Jeroboão, pediam que os tributos fossem aliviados. Roboão, ouviu os mestres sábios conselheiros do seu pai que pediram que ele atendesse os líderes tribais, mas também ouviu seus jovens conselheiros, que disseram que deveria ser mais severo ainda nos tributos e severidades disciplinares que seu pai fora. Roboão então, decidiu ouvir seus conselheiros de juventude. O resultado foi o cisma do reino, entre reino do norte e do sul. Apenas a tribo de Judá manteve sua aliança com Roboão, todas as demais tribos, romperam sua fidelidade ao rei.
Em muitas ocasiões, agimos com estupidez, como o rei Roboão.
Achamos que ceder, negociar determinados pontos vai nos tirar a autoridade e legitimidade em situações diversas. A verdade é que ceder, flexibilizar, é sempre uma virtude necessária para a resolução de conflitos e mediação de incongruências. Roboão poderia ter ouvido seus conselheiros mais sábios, mas preferiu os mais vaidosos e orgulhosos, que achavam que o rei não deveria ceder aos seus gostos. O resultado é sempre trágico quando não nos importamos com aqueles que julgamos serem pequenos.
Revdo.Josué Soares Flores
Caxias do Sul/RS
Texto para Meditação
E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboäo tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregaçäo, e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi senäo somente a tribo de Judá. I Reis 12:20
Intercessão
Oremos pelos presidentes, governadores, prefeitos para que tenham sabedoria para administrar e governar o povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário