terça-feira, 9 de agosto de 2011

Salmos 97,99,[100] ou 94,[95]
II Samuel 14:1-20
Atos 21:1-14
Marcos 10:1-16
Consciência limpa
Ora, finge que estás de luto; veste roupas de luto. (II Sm 14:2b)
“Como a consciência não é inata nos indivíduos, senão em germe, é necessário desenvolvê-la, educá-la, adestrá-la para o bem. Do contrário ela perde sua função de foro íntimo e se torna impossibilitada de dar seu veredito, sua sentença nas ocasiões em que acham em luta a verdade contra a mentira, a justiça contra o erro, o bem contra o mal. Sim, é necessário educá-la pois entre os perigosos males que lhe podem afetar – está - o da consciência sufocada. É a atitude daqueles que argumentam com premissas falsas a justificação de um ato que está em conflito com a consciência (...) É a atitude daqueles que não se ruborizam diante da imoralidade, que não se sensibilizam diante da injustiça, que não se comovem diante do crime, que negam a verdade como se fosse mentira e defendem a mentira como se verdade fosse (...) Quem vive em paz com sua consciência, quando bem orientada, é porque vive em paz com Deus e com os homens”.
Revdo. Marçal de Oliveira (in memória)
Extraído do texto inédito do Sermão do dia 26.04.1959.
Texto para Meditação
Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele. Marcos 10:16
Intercessão
Oremos para que nossas consciências sejam orientadas pela graça de Deus, que o Espírito Santo nos guie a toda verdade e que o amor de Cristo seja a real motivação para todas nossas atitudes..

Nenhum comentário:

Postar um comentário