sexta-feira, 15 de julho de 2011

Salmos 31 ou 35
I Samuel 21:1-15
Atos 13:13-25
Marcos 3:7-19a
A cura

O curto ministério terreno do Senhor parece-nos, a primeira vista, ocupado, em sua maior parte, curando pessoas. Na leitura de hoje em Marcos lê-se que uma multidão o seguia. Era gente da Galiléia, da Judéia, de Jerusalém, da Idumeia, de além Jordão, Tiro e de Sidom. Esses nomes podem nos soar estranhos, mas representam pessoas de muitos e diferentes lugares e culturas. Muitos enfermos. Jesus tinha pressa em dizer quem era e porque tinha vindo. Curava-os para que o escutassem. Pois sua palavra além de trazer a cura, trazia a verdade. Portanto, era a verdade da vida. Jesus, mesmo sendo Deus, convoca os apóstolos para o auxiliarem. Também os envia para serem suas testemunhas, dizendo: “Ide e pregai o Evangelho, curai os enfermos”.
    Cada um de nós (se somos de Cristo) participa deste ministério, ministros ordenados, leigos, homens, mulheres, crianças; somos enviados a curar, testemunhar o amor de Deus entre as pessoas. Para exercermos este mandato, temos de fortalecer os laços com Cristo e uns com os outros. A verdadeira conversão é uma verdadeira entrega a Deus. O próprio Jesus lia nas Escrituras, aquela expressão que ficou conhecida como uma das palavras da Cruz: “ nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Salmo 31:5). 
    Lembro que em março deste ano faleceu um grande apóstolo ecumênico, o Padre José Comblin. Sua morte foi registrada como “A Páscoa de Comblin” e seu sepultamento como uma semente foi plantada. Sua vida é um exemplo, de alguém que se entregou totalmente, curou a muitos e foi uma bênção.
Dom Clovis Erly Rodrigues
Bispo Emérito, Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor. Salmo 31:24
Intercessão
Senhor, torna-nos terra e sementes para teu Evangelho de cura, verdade e vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário