quinta-feira, 14 de julho de 2011

Salmo 37
I Samuel 20:24-42
Atos 13:1-12
Marcos 2:23-3:6
Liturgia X burocracia
Uma grande tentação (às vezes imperceptível) é realizar a leitura do texto litúrgico, cada domingo, como uma rotina. Recitamos o rito como algo que tem de ser feito, algo que tem que ser cumprido ao pé da letra. Como soa diferente na Eucaristia quando se diz “O Senhor está aqui”!; ou simplesmente: “o Senhor está aqui” (sem vida, sem alma). As leituras bíblicas às vezes mal podem ser ouvidas. O leitor muitas vezes lê sem perceber o que está lendo. Dizem que somos a Igreja do “livrinho”. Mas isto é o que nos diferencia, é a nossa marca. O rito, o texto, obedece a uma prática litúrgica milenar, cada momento na liturgia tem sua razão de ser. As leituras não são aleatórias. Nunca é demais repetir que oitenta por cento do que está em nosso Livro de Oração (LOC) é da Bíblia. No entanto, podemos, e devemos, usar criativamente o LOC. Cada domingo é possível fazer algo diferente, sem deixar de usar o LOC. A liturgia não engessa a adoração ou a busca da presença de Deus. Quando Jesus realiza o milagre da cura da mão do homem, os fariseus e herodianos em vez de se alegrarem, ficam furiosos porque Jesus curara num sábado (o dia sagrado para eles). Jesus quebra a regra, segundo eles, mas por um bem maior. Façamos nossas orações privadas ou litúrgicas, cada dia, de maneira diferente. O único que nos inibe é se não entregarmos nossa vida, nossos caminhos ao Senhor. O uso burocrático da oração impede que apresentemos para Ele o que em nós precisa ser curado, restaurado.
Dom Clovis Erly Rodrigues
Bispo Emérito, Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele e o mais Ele fará.
Salmo 37:5
Intercessão
Oremos por renovação em nossa vida espiritual e pela realização criativa de nossa liturgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário