sábado, 4 de junho de 2011

William Cabel Brown

Salmos 87, 90 ou 136
Ezequiel 3:-17
Hebreus 5:7-14
Lucas 9:37-50

Missão e Crescimento da Igreja

O Concílio Diocesano da Diocese Meridional  (Porto Alegre) o  tema:  “Missão e Crescimento da  Igreja”. Como  lema:  “Acolher no serviço e semear na esperança”. A proposta foi fazer chegar às comunidades este tema e lema, por meio  de Encontros Regionais. A Área Pastoral  de SC  realizou  seu encontro  e  propôs  realizar  um  planejamento  pastoral  que  responda  as necessidades das nossas comunidades e crie um espírito de comunhão e unidade entre as mesmas.   A ação é a  formação de um ministério  leigo missionário, através de uma espiritualidade transformadora, onde a igreja vive  sua  vocação  de  Adorar  e  Servir;  de  Testemunhar  e  Proclamar  a vontade  de  Deus.    Alguns  jovens,  e  também  adultos,  perguntam  em encontros  nas  famílias;  como  poderiam  tornar-se  missionários.  Diante disso lembro que toda pessoa batizada é missionária, portando, assumiu (como cristão/ã), em seu batismo, o compromisso com a Missão de Deus, comprometendo-se  no  seguimento  de  Jesus.  Deus  não  chama  os capacitados; capacita os chamados! 
O chamado é um processo de discernimento e de encarnação na vida, na igreja  e  no mundo. Quando  isso  não  ocorre  a  igreja  perde  e  a  pessoa chamada  sofre.  No  entanto,  neste  processo  de  “chamado”  devemos considerar que o tempo de Deus não é o nosso tempo. O que podemos e devemos  fazer  é  nos  colocarmos  a  caminho  como  igreja  peregrina  e samaritana. Sejamos eternos aprendizes do reino de Deus. Dom Orlando afirma  em  sua  Carta  Pastoral  que  “o  nosso  papel  nestes  dias  é  o  de encorajar e facilitar a iniciativa missionária local. A igreja local não “está na base”, ela é a “base” e precisa ser entendida com tal. A própria Comunhão Anglicana nos orienta a encorajar, equipar e enviar os  leigos(as) para a evangelização e o ministério. Que Deus nos contagie com seu Espírito.

Revdo. Paulo Roberto Duarte
Araranguá/SC

Texto para Meditação
“Mas eles não entendiam esta palavra, que lhes era encoberta, para que a não compreendessem; e temiam interrogá-lo acerca desta palavra.” Lucas 9:45

Intercessão
Oremos para que todas as pessoas batizadas de nossas comunidades, ordenadas no ministério clerical ou comissionadas no ministério leigo, tornem-se verdadeiras missionárias do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário