sexta-feira, 3 de junho de 2011

Lucien Lee Kinsolving, 1º Bispo da IEAB

Salmos 85, 86 ou 291, 92
Ezequiel 1:28-3:3
Hebreus 4:14-5:6
Lucas 9:28-36

E a Família como vai?

Nesta semana que lembramos os pioneiros da família episcopal anglicana no  Brasil,  dentro  do mês  da missão  e  de  aniversário  da  igreja. Quero compartilhar com os  irmãos(as) essa semana com a seguinte pergunta: e a família como vai? Gosto do conceito de  igreja como  família. Pela visão missionária  que  flui  da  Santíssima  Trindade,  e  na  expressão  dela  na Sagrada Família  (Maria, José e Jesus) como experiência humana. José como exemplo de esposo e pai que ama e cuida; Maria como exemplo de mulher e mãe e profetiza que canta à salvação e que, ao pé da Cruz de Cristo, apesar da dor e sofrimento, decide levar adiante a tarefa da Igreja. 
Jesus que cresce nesta família simples, como expressão de amor de Deus à toda humanidade. No início das celebrações lembro que vamos invocar a direção da Santíssima Trindade que é o mesmo que dizer “Deus que se fez família e comunidade para nos convidar a sermos família e comunidade de fé, esperança e amor”. 
Desafiados pela realidade das nossas famílias, nossa paróquia participou da  Semana  da  Família  em  nosso  município,  junto  com  as  igrejas ecumênicas e a Secretaria Municipal de Educação. Buscamos levar uma reflexão sobre a  identidade e desafios da  família, nas escolas e nas  igrejas. 
Buscamos valores como honestidade, diálogo, espiritualidade, respeito e amor, que foram a tônica de nossa mensagem. Professores, autoridades e pais,  todos  estão  preocupados  com  a  violência  que  as  famílias  estão sofrendo e estão gerando. Nossa mensagem foi para que as famílias não sejam  hotéis  e  pensões  onde  os  pais  e  filhos  vivem  sem  conviver. 
Queremos que, ao olharmos para nossas  famílias, possamos dizer com Pedro:  “Mestre  é  bom  ficarmos  aqui”  e  nos  propormos  criar  “tendas seguras”?  (Lc 9,33) 

Revdo. Paulo Roberto Duarte
Araranguá/SC

Texto para Meditação
“Aproximemo-nos do trono da graça com plena confiança, a fim de alcançarmos misericórdia.” Hebreus  4:16

Intercessão
Oremos por nossas famílias e comunidades para serem inclusivas e abertas para as transformações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário