quarta-feira, 1 de junho de 2011

Primeiro culto da IEAB, 1890 e Justino, mártir de Roma, 167

Salmos 119:97-120 ou 81, 82
Baruque 3:24-31
Tiago 5:13-18
Lucas12:22-31

Igreja a Gente Vive!

Hoje  a  Igreja  Episcopal  Anglicana  do  Brasil  celebra  o  início  da  sua  vida institucional em nosso País. Neste tempo comemoramos a atitude missionária dos nossos antepassados, sua dedicação, sua fidelidade e sua obediência ao chamado de Deus. Porém, também é tempo de reflexão e avaliação para nós que continuamos nesta peregrinação e serviço.   Tudo isso é necessário para compreendermos nossa missão hoje. Para renovar nossa convicção de que a igreja não inicia/ou iniciou conosco; mas que ela é fruto do movimento de Jesus que se Encarnou e deu o maior testemunho de Amor que o Mundo vivenciou. O primeiro passo é o anuncio e a implantação do Reino de Deus entre nós tem mais de 2000 anos. 
A missão do Reino nunca fica pronta/acabada, assim como a Igreja que sempre será um  instrumento a ser aperfeiçoado. O segundo passo é saber que a Missão é de Deus, que Deus é a  razão de ser da  igreja, e que a  tarefa da  igreja é evangelizar,  ou  seja,  tornar  visível  as Boas Novas  de Nosso Senhor  Jesus Cristo. Um  terceiro passo é  tornar a  igreja consciente de sua  tarefa/missão, sempre se capacitando para exercê-la. Chamamos isso de nutrição (educação cristã). Aqui identificamos uma primeira dificuldade. Nós é que somos a igreja, e temos a tentação de nos encolher e nos fechar. Quando olhamos para a nossa rotina acharmos que  tudo está perfeito. Porém,  temos muita dificuldade de olhar para fora dela. Às vezes caímos na tentação de comparar-nos com as demais denominações cristãs. Mas, não  temos uma  tradição e uma  liturgia para nos apoiar na missão? Quando pensamos em crescimento ou missão, a queremos 
porque não  temos mais mulheres,  jovens, crianças, acólitos e outros ministérios. 
Mas, mesmo que importante isso tudo é conseqüência e instrumento da missão (não causa nem fim). O aniversário é um bom tempo para perguntar: Que igreja queremos ser? Que Cristo anunciamos? E que ser humano promovemos?   Ao responder lembremos da Palavra de Deus em Cristo que nos diz: “Busquem o Reino dele, e Deus dará a vocês essas coisas em acréscimo”  (Lucas12:31).

Revdo. Paulo Roberto Duarte
Araranguá/SC

Texto para Meditação
“Não tenha medo pequeno rebanho, porque o Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino.” Lucas 12:32

Intercessão
Oremos para que nossos ministérios de serviço estejam comprometidos com a missão de Deus no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário