terça-feira, 31 de maio de 2011

Salmos 78
Deuteronômio 8:11-20
Tiago 1:16-27
Lucas11:1-13

Nossos pais nos contaram...

“O que nós ouvimos e aprendemos; o que nos contaram nossos pais (...) nós o contaremos à geração futura!” Salmo 78:3 – Certamente, todos nós tivemos a experiência de ouvir e conviver com pessoas mais experientes. 
O encontro com estas pessoas faz com que saíamos mais confiantes e fortalecidos  para  enfrentar  as  dificuldades  que  a  vida  proporciona. 
Também a tradição e a fé de nossos antepassados são transmitidas no contexto familiar e comunitário. Quando Jesus encontrava-se rezando ao Pai,  em  atitude  de  intimidade  e  obediência  e  que  seus  discípulos solicitam-lhe que os ensinasse a orar.   Esta solicitação dos discípulos provoca uma resposta que flui da boca de Jesus, como água da fonte da vida. Trata-se da oração mais completa, que oportuniza mudar nossas vidas, nossas famílias e até o mundo se for rezada e vivida com fé, vivida em  gestos  concretos  em  direção  ao  próximo  e  a  Deus.  Temos  nós encontrado proporcionado aos nossos familiares e amigos o espírito de oração e comunhão com Deus, que é essa oração que pode  transformar? 
Ou  temos  nos  perdido  na  poeira  densa  da  superficialidade  e  do individualismo?   São Tiago  nos  fala:  “Quem  ouve  a Palavra  e  não  a pratica,  é  como  alguém  que  observa  no  espelho  o  rosto  que  tem...; 
observa  a  si  mesmo  e  depois  vai  embora,  esquecendo  a  própria aparência”  (Tiago 1:22). Eis aqui a nossa oportunidade como  filhos  (as) do mesmo Pai Celestial de  fazer o mesmo que nossos antepassados  fizeram conosco! Para que isso ocorra é fundamental manter nossa tradição, que nos dá forças para avançar em direção o reino de Deus.   Sem memória não há fidelidade. A Tradição é a memória dos mortos que seguem vivos, em nossas vidas. No entanto, a tradição que não muda, é a memória dos vivos que estão mortos, que não querem enxergar aonde o Espírito de Deus aponta. 

Revdo. Paulo Roberto Duarte
Araranguá/SC


Texto para Meditação
“Vou abrir minha boca em parábolas, vou expor enigmas do passado.” Salmo 78:2

Intercessão
Oremos pelas pessoas que carregam sofrimentos do passado, e por aquelas que não sabem aproveitar as memórias e as tradições que nos orientam, de forma que nossa oração seja tradição que liberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário