quinta-feira, 2 de junho de 2011

ASCENSÃO - James Watson Morris

Salmos 8, 47 ou 24, 96
Ezequiel 1:1-14,24-28b
Hebreus 2:5-18
Mateus 28:16-20   

Quem é o Ser Humano?

O que é o ser humano, para dele  te  lembrares? O ser humano, para que o visites?” 
Salmo 8:5). O Salmista apresenta uma pergunta necessária para as pessoas que queiram refletir sobre a existência humana. O porquê e o para quê do chamado humano para viver e para conviver neste mundo.   Neste dia em que escrevo esta reflexão, a televisão de forma sensacionalista; apresenta a retirada de 33 mineiros que estavam soterrados; certamente por falta de segurança, e pela omissão dos responsáveis. Utilizo o exemplo para exaltar a resistência humana. Numa situação contrária a vida, eles buscaram forças e união necessárias para sobreviver durante 17 dias sem notícias, sem saber se seriam encontrados ou não, e depois para resistir sem saber quando poderiam ser  resgatados. 
O que  ficou como ensinamento nesta experiência, é a capacidade humana de reverter uma situação de morte transformando-a em situação de vida. Podemos dizer que é a diferença entre um diamante e um carvão.   A diferença dada pela capacidade de resistência quando se é pressionado ao máximo. O acontecimento fez-me  lembrar  do  drama  de  Jó.  Jó  resiste  a  toda  a  pressão  da  teologia  da retribuição  que  afirmava  que  ao  justo,  Deus  concede  saúde,  prosperidade  e felicidade; e ao injusto, Deus castiga com desgraças e sofrimentos.  Deus nos dá a capacidade de resistir, como deu a Jó, a todo o sofrimento humano, especialmente na experiência revelada em seu próprio Filho, Jesus Cristo. Podemos experimentar através da fé, a vitória de Jesus, coroado de glória e honra, após vencer a morte (Hebreus 2:9). Temos resistido as propostas de mágicas de receitas prontas para acabar com nossos sofrimentos. Essas propostas querem que esqueçamos as causas do sofrimento e que não denunciemos quem o promove. Se há uma razão para  o  sofrimento  é  o  aprendizado  da  solidariedade,  da  superação,  da  fé,  da resistência e da vida que vence a morte.

Revdo. Paulo Roberto Duarte
Araranguá/SC


Texto para Meditação
“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:20

Intercessão
Oremos por todas as pessoas e famílias que vivem em situações limites de sofrimento, e pela busca de um convívio social mais justo, solidário e pacífico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário