terça-feira, 24 de maio de 2011

Salmos 61, 62 ou 68
Sabedoria 10:1-4(5-12)13-21
Romanos 12:1-21
Lucas 8:16-25

Vencendo o mal com o bem

Jesus é a nossa luz, e pede que sejamos também luz na vida daqueles com  quem  nos  encontramos.  Num mundo  tão  injusto  e  com  tanta violência é difícil ser essa luz – seguindo o ensinamento de Jesus de pagar o mal com o bem. O nosso instinto é de querer se vingar daquele que nos causou a dor – mas isso só leva a mais dor, mais violência. 
Numa comunidade onde trabalhei um jovem membro de uma gangue foi morto, e então os parentes do  jovem  foram atrás do assassino e bateram nele na frente do pai até a morte. Cansados com a violência e desconfiados da polícia que, muitas vezes, vira as costas nestas brigas de  gangue,  eles  resolveram  fazer  “justiça”  com  as  próprias mãos. 
Entendemos a sua dor, mas onde isso vai parar? O assassino deve ser punido – mas não assim.  Imagine a dor do pai que  foi obrigado a assistir o seu  filho sendo morto a pancadas e não pôde  fazer nada. 
Diante destas situações só podemos nos mostrar solidários às pessoas que estão sofrendo e  testemunhar a  importância da paz – pois como diz a música –  “ninguém quer a morte só saúde e sorte”.

Ruth Maria Schwegmann Fielding de Barros  
Belém do Pará/PA

Texto para Meditação
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:21

Intercessão
Ó Deus nosso Pai e Consolador, nos conforta na hora da nossa dor, nos console para que não sentimos os desejo de nos vingar daqueles que nos machucaram. Dá-nos a sabedoria e o amor necessário para que amamos os nossos inimigos e mostramos a eles o caminho da luz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário