terça-feira, 10 de maio de 2011

Salmos 26, 28 ou 36, 39
Daniel 4:28-37
I João 4:7-21
Lucas 4:31-37

O endemoninhado de Cafarnaum

O texto do Evangelho de Lucas designado para hoje fala de “um homem possesso de um espírito de demônio”. Os espíritos humanos, dos anjos e dos demônios são imortais segundo as Escrituras, e não dependem do corpo para existir, mas dependem dele para agir. Os evangelistas narram vários  casos de pessoas possuídas por demônios que obedecendo  a ordem de Jesus saíram delas. Jesus também autorizou os discípulos a fazerem o mesmo e afirmou que este seria um dos sinais que haveriam de acompanhar os que crêem no Seu Nome  (Mc.16:17). 
Entre outras ordens sacerdotais, foi criada a dos exorcistas, que, através de orações  imprecatórias, esconjuram os demônios pelo poder do nome e da ordem de Jesus. Este ministério tem por objetivo “libertar” pessoas de uma força de morte, de dor e de isolamento que ultrapassou o limite da “livre  vontade”  das  suas  vítimas.  Há  também  os  que  não  crêem  em espíritos  malignos  e  preferem  o  tratamento  de  pessoas  com  esses problemas  através  de  psicoterapias  ou  tratamentos  psiquiátricos  para distúrbios  mentais  e  emocionais,  neuroses  e  psicoses  maníaco-depressivas. Hoje cremos que todas as forças de vida colaboram e que podemos,  e  devemos  orar  pela  libertação  de  pessoas  prisioneiras  de qualquer  força  de morte.  Também  devemos  aceitar  que  a  psicologia, psiquiatria e outras  formas  terapêuticas nos oferecem ajuda e  tratamento. 
Não se  trata de uma disputa de poder sobre a  “posse de demônios”. Trata-se de amar todas as pessoas vítimas e prisioneiras de qualquer poder ou mal, especialmente aquelas que são banidas e discriminadas.  

Revdo. Benedito Guilherme Ferreira Luz
Brasília/DF


Texto para Meditação
“E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?” Lucas 4:36

Intercessão
Oremos por todas as pessoas com distúrbios mentais ou espirituais, para que sejam vistas por nós e por todas as outras pessoas, com amor. Permite que, pelo nome de Jesus Cristo, possamos colaborar no bem estar de quem sofre este tipo de mal, e abençoa os profissionais da saúde que trabalham nesta área terapêutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário