sábado, 2 de abril de 2011

Salmo 87, 90 ou 136
Jeremias 13:1-11
Romanos 6:12-23
João 7:47-594

Profetas comprometidos com a luta contra todo sinal do Anti-reino

Em que sentido se pode afirmar que somos profetas? Pelo sacramento do Batismo somos constituídos partícipes da dimensão profética de Jesus. 
O Profeta não é um adivinho, não é uma pessoa que adivinha o futuro! 
Segundo um dos biblistas mais importante a meu entender, José Luis Sicre, podemos dizer que o Profeta é um homem inspirado, no sentido estrito da palavra. Ninguém em  Israel  teve uma consciência  tão clara de que era Deus quem lhe falava ou de ser porta-voz do Senhor. E esta inspiração vem da relação pessoal do profeta ou profetiza com Deus. 
Portanto quando  fala o escreve, o Profeta se refere a Palavra que o Senhor  lhe comunica pessoalmente, dada no momento que Deus quer, sem que ele consiga evitar proclamar a mensagem  recebida.
O  Profeta  Jeremias  nos  apresenta  uma  ação  simbólica,  melhor, duplamente simbólica. Por um lado o cinto símbolo da intimidade do Povo com Deus. Por outro lado o Eufrates, lugar simbólico do exílio. 
Com  estas  “chaves”  podemos  receber  a  chamada  de  ontem  e  de sempre  a  vivermos  em  fidelidade  e  escuta  a  Deus,  e  será  nesse processo  que  seremos  anunciadores  do  Deus  da  Vida  e denunciaremos  todo sinal de anti-reino neste mundo.

Revdo. Dante Ariel Irrazábal Montero
Recife/PE


Texto para Meditação
“Este povo maligno, que recusa ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração, e anda após deuses alheios, para servi-los, e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta.” Jeremias 13:10

Intercessão
Oremos por aquelas pessoas que trabalham pela construção da justiça e paz e por todos os organismos ecumênicos e inter-religiosos que promovem a diálogo e a harmonia.                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário