sexta-feira, 1 de abril de 2011

Salmos 88 ou 91, 92
Jeremias 11:1-8,14-20
Romanos 6:1-11
João 8:33-47

O Batismo como divinização

A centralidade de nossa Fé cristã se baseia na experiência e vivência pessoal de morrer com Cristo e ressuscitar com ele, e nele. O  texto que hoje nos traz a Epístola aos Romanos nos coloca cara a cara com o principal mistério de nossa salvação. Isto é, a participação na morte e ressurreição de Cristo e em Cristo. O batismo nos  confere a união corporal com o Mistério pascal. No Batismo morremos com Cristo e ressuscitamos com Cristo. 
Qual é a boa notícia que este  texto nos oferta hoje? Primeiramente vale a  distinção  presente  nas  perguntas:  de  que  nos  salva  Deus?  E  a segunda:  para  que  nos  salva Deus? Nas  Igrejas  nos  perguntamos sobre o sentido da salvação celebrada sacramentalmente no Batismo. 
Hoje acredito que é uma boa noticia o anuncio esperançado de que a salvação ofertada por Deus é para que participemos de sua mesma natureza divina (Cf. 2 Pedro 1:4) O sonho de Deus para seus filhos e filhas e que participemos da sua mesma Vida. Portanto, o Batismo se transforma em porta e processo no seguimento do Deus da Vida.

Revdo. Dante Ariel Irrazábal Montero
Recife/PE


Texto para Meditação
“Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição.” Romanos 6:5

Intercessão
Oremos pelo processo de catequese para o batismo e confirmação e para que todas as pessoas batizadas e confirmadas possam sentir sua participação na natureza redimida de Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário