domingo, 6 de março de 2011

Último Domingo da Epifania

Salmo 99
Êxodo 24:12(13-14)15-18
Filipenses 3:7-14
Mateus 17:1-9

Para a Glória de Deus...

As duas leituras para hoje, de Êxodo e do Evangelho de Mateus relata fatos que exalta a glória de Deus. Em Êxodo esses sinais de Deus são retirados das teofanias (sinais de Deus na natureza), Deus falando através de símbolos, e se revelando na face do humano. A luz de Deus brilha e irradia sobre a face de Moisés (34:29) e toda a leitura do texto são cheia de símbolos que nos apresentam Deus se revelando na sua criação e tocando no humano .Paralelo ao texto de Êxodo encontra-se o texto da Transfiguração, Jesus transfigurado apresenta-se como o novo Moisés, o libertador, o Messias. O seu rosto se resplandeceu como o sol deixando os discípulos perplexos e com medo. Jesus levanta os discípulos e tocando-os lhes tira o medo e, então, pede que se levantem.
Quantas situações em nossas vidas, nos deixam perplexos com temor, com medo,em especial quando nos colocamos nos centros das atenções, e realizamos as obras de Deus para a nossa Glória! Nada do que façamos terá sentido se o sentido último não for para a glória de Deus. Somos apenas instrumentos de suas mãos, frágeis, temerosos perante situações que muitas vezes não podemos resolver sem a Fé no Deus Libertador.

Revda. Carmem Etel Alves Gomes
Curitiba/PR


Texto para Meditação
“O SENHOR, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.” Salmo 104:24

Intercessão
Senhor Jesus, te pedimos pelos Jovens que são dependentes químicos, ajuda-nos a caminhar com eles e elas, e a encontrar caminhos de verdadeira superação e prevenção deste mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário