quarta-feira, 23 de março de 2011

Salmos 72 ou 119:73-96
Jeremias 3:6-18
Romanos 1:28-2:11
João 5:1-18

Ser igual a Deus

Jesus, ao realizar a cura de um doente no sábado (João 5:10), tornou-se alvo das acusações das autoridades, pois  isso era violação da  lei do “descanso sabático”. Jesus, no entanto, surpreende as autoridades dos judeus, quando afirma: “Meu Pai continua  trabalhando até agora e eu também  trabalho”. 
Jesus podia chamar Deus de Pai, mas para as autoridades isso era uma ofensa. Ser  igual a Deus é uma pretensão descabida ao ser humano. Por essa  razão  quiseram  matar  Jesus.  As  autoridades  religiosas  não enxergavam as necessidades do povo oprimido preocupando-se apenas com  as  leis  intransigentes  daquele  tempo.  Aquele  homem,  ao  ser libertado, revela a alegria de quem encontra Jesus e se entrega ao seu poder. A autoridade com que Jesus se dirige aos doutores da lei, causa neles certa  indignação. Tais autoridades estavam a serviço de  interesses que não tinham nada a ver com as necessidades do povo. Por isso, a ação de Jesus os atinge. Jesus sabia o que o povo precisava e que isso era o mais importante. Ele não queria desobedecer a lei. Antes de tudo, Jesus queria servir o povo, pois este era o verdadeiro sentido da lei de Deus! Nossa  fé pode despertar em nós o desejo de sermos servos e servas do povo, como Jesus, nisso podemos ser o braço de Deus agindo na vida das pessoas. 

Loide Montezano  
Pelotas/RS


Texto para Meditação
“Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas.” Salmo 72:18

Intercessão
Oremos para que Deus nos mostre o caminho do serviço solidário, especialmente em favor das pessoas oprimidas e como promotoras do projeto libertador e salvador de Deus em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário