quinta-feira, 10 de março de 2011

Salmo 37
Deuteronômio 7:6-11
Tito 1:1-16
João 1:29-34

“Ele esta entre nos e não o reconhecemos”

No Evangelho de São João Jesus sempre se auto-apresenta, com o mesmo nome de YHWH: ”Eu Estou/Eu Aconteço”; conforme encontramos em Êxodo 3:14. Como o Deus Javé, Jesus não se deixa enquadrar em imagens ou nomes que o limitem ou fixem. Ele é o Deus conosco que caminha junto com o Povo. Jesus no evangelho para hoje, e apresentado por João Batista como cordeiro de Deus, ele é reconhecido como servo e oferenda (cordeiro) em favor de todas as pessoas. Ele é o enviado de Deus anunciado pelos profetas, aquele que dá a vida pela humanidade. Ele é o verdadeiro cordeiro que substitui o cordeiro pascal. João Batista é o profeta que reconhece que o cordeiro esta no meio do povo, que caminha solidário nas suas dores e nas suas alegrias.
Esse reconhecimento não está em todos - o povo não percebe que Jesus esta junto dele - é preciso que João Batista proclame essa Boa Nova: “No meio de vocês existe alguém que vocês não conhecem , eu também não o conhecia” (João 1:33) . Tanto tempo se passou e a humanidade ainda, continua sem conhecer o salvador. O sentido da vida, neste tempo de pós-modernidade não esta mais em Cristo, e sim em consumir cada vez mais. As pessoas acham que quanto mais consumam mais felizes serão! Jesus, no entanto, aponta para a felicidade de partilhar e se solidarizar.

Revda. Carmem Etel Alves Gomes
Curitiba/PR


Texto para Meditação
“Confia no Senhor e pratica o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.” Salmo 37 :3

Intercessão
Ensina-nos Jesus, a te encontrar na face do nosso irmão e irmã que sofrem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário