quarta-feira, 9 de março de 2011

CINZAS - Gregório, Bispo de Nisa, 394

Salmos 95, 32, 143 ou 102, 130
Jonas 3:1-4
Hebreus 12:1-14
Lucas 18:9-14


Todo o que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado!


Estamos começando uma das quadras litúrgicas mais importantes da vida Cristã! Quaresma, e hoje dando início com a Quarta feira de Cinzas. As comunidades cristãs neste dia realizam uma liturgia própria para a ocasião, penitencial, com as cinzas lembrando nossa fragilidade humana. Somos desafiados pela palavra de Deus, a vivencia a Quaresma. É tempo de vencer as tentações de realizarmos iniciativas pessoais e comunitárias, de desapego, renúncia as comodidades e satisfações pessoais.
Um dos desafios para a comunidade são os grupos de estudos da Bíblia que se podem organizar nessa quadra. São experiências gratificantes: ler a Bíblia, com a família, vizinhos, amigos, no prédio, nos salões, etc.
Escutar a voz de Deus, Criador, nesse tempo que estamos vivendo de mobilização para uma consciência ecológica. São pequenas coisas que podem fazer diferença quando promovemos uma vida cristã coerente.
No texto de Lucas para hoje, vemos que a humildade deve ser uma das características do cristão, de pessoas de oração, de homens e mulheres que são chamados por Cristo para dar testemunho!

Revda. Carmem Etel Alves Gomes
Curitiba/PR


Texto para Meditação
“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” João 13:35

Intercessão
Neste tempo de quaresma Senhor, converte meu coração para que seja fiel ao teu amor.

Um comentário: