terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Salmos 61, 62 ou 68
Isaías 52:1-12
Gálatas 4:12-20
Marcos 8:1-10

Qual é o verdadeiro milagre?

O Evangelho para hoje é muito especial. Essa narrativa aparece nos Evangelhos algumas vezes; e sempre contada com detalhes diferentes. Mas, não importa em que texto lendo esta história, ela sempre nos aponta para fatos do nosso cotidiano: gente, tempo, fome, comida, ação, preocupação e, acima de tudo, Jesus.
Essa famosa passagem hoje é apresentada com uma interpretação mais contemporânea e, por vezes, considerada inadequada. Há a versão tradicional, fiel ao texto, que diz que Jesus pediu os peixinhos e os pães, os abençoou, e eles se multiplicaram milagrosamente (fato que Jesus, a meu ver, poderia ter feito mesmo, porque Ele é Deus), a multidão foi saciada e sobrou comida. A nova versão dá uma interpretação comunitária ao fato: ao pedido de Jesus e dos discípulos, as pessoas repartiram a comida que haviam trazido consigo e que estava guardada. Assim, o que surgiu foi como um enorme banquete, em que todos se fartaram, porque houve uma coisa nova: a PARTILHA.
Para mim, tanto um tipo de milagre como o outro é significativo: Jesus, o Filho de Deus, Salvador, envolveu a todos, de uma maneira ou outra, no saciar daquela fome humana.

Vera Lucia S. de Oliveira
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“Mas vocês não me desprezaram nem me rejeitaram (...) Ao contrário, me receberam como um anjo de Deus.” Gálatas 4:14

Intercessão
Oremos para que sempre sejamos despertados por Cristo para a partilha e a comunhão, superando o egoísmo e buscando o milagre do amor generoso e desinteressado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário