segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Salmos 56, 57, [58] ou 64-65
Isaías 51:17-23
Gálatas 4:1-11
Marcos 7:24-37

O conforto é um dos atributos da confiança

Isaías é um dos profetas mais considerados do Antigo Testamento, tanto para o velho Israel, como para a jovem Igreja que se erguia. Seu livro é extenso, muitas vezes meio que misterioso, mas também é anunciador da Boa-Nova que o Messias traria.
As leituras de hoje, principalmente o texto de Isaías, nos falam de nossas falhas e pecados, principalmente se nos colocarmos, como seres humanos falíveis. Não com o sentimento de infalibilidade da velha Sião, para quem ele se dirige. Por isso sua mensagem se torna contemporânea, compatível conosco, hoje.
No início, tudo parece perdido. Como filhos e filhas de Deus, através da história, erramos, pecamos contra Ele, perdemos a “graça irresistível” que Santo Agostinho falava. Chegamos ao fim de nossa degradação, não confiamos n'Ele , nos sentimos auto-suficientes e, com isso, pecamos. 
Aparentemente, tudo está perdido para a nossa salvação e encontro final com a Sua Glória. Isaías, até o versículo 17, mostra as agruras da humanidade. Mas... de repente, se lermos um pouquinho adiante, veremos, no início do capítulo 52, uma palavra de remissão, de consolo.
O profeta nos mostra que Deus continua conosco e nos conforta, apesar de tudo, para que optemos por uma nova vida com Ele, sempre. 

Vera Lucia S. de Oliveira
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
"Por causa desta resposta, você pode voltar para casa; o espírito mau já saiu de sua filha”. Marcos 7:29

Intercessão
Oremos para reconhecermos a nossa pequenez, e que a certeza e o consolo no Senhor nos animem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário