quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

APRESENTAÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO NO TEMPLO

Salmos 42, 43 ou 47, 48
1 Samuel 2:1-10
1 João 3:1-18
João 8:31-36

A Verdade vos libertará!

O versículo 32 do capítulo 8 do Evangelho de São João traz a nossa mente essa famosa proclamação de Jesus, quando conversava, certa vez, com os seus discípulos, todos judeus. Neste momento de sua vida terrena, ele já estava pregando abertamente o Evangelho e se posicionando como o Messias esperado pelo povo de Israel, que desejava libertação. Mas que tipo de libertação os judeus esperavam?
Jesus falou-lhes sobre Verdade - mas o que seria essa Verdade? Eis o grande dilema da humanidade, até hoje. Será que sabemos que Verdade Jesus nos traz, para a nossa libertação? E ainda, será que desejamos nos libertar, sem sabermos direito do que? A resposta à pergunta pode parecer ingênua e cândida e, até, inatingível – uma verdadeira utopia. Jesus vem nos libertar de nós mesmos, das nossas fraquezas morais, do nosso egoísmo, da nossa falta de amor. Isso tudo pode parecer muito poético e fácil.
Mas a Verdade é dura: ela exige muito de nós mesmos, na verdade, tudo. Ela é o que Deus espera, em Cristo. E isso exige um esforço quase acima de nossas capacidades para ser obtido. Mas tudo o que custa mais a nós, tem muito mais valor. O custo foi pago antecipadamente com a vida e o sangue de Cristo, o nosso custo não é nada se comparado com esta graça imensurável.

Vera Lucia S. de Oliveira
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“Se vós permanecerdes nas minhas palavras, verdadeiramente sereis meus discípulos.” João 8:31

Intercessão
Oremos pela Comunhão Anglicana, cujo lema é o versículo do título, para que seja fiel a Cristo e, principalmente para que supere as dificuldades internas para manter a inclusão e o amor com vínculos verdadeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário