domingo, 30 de janeiro de 2011

4º Domingo da Epifania

Salmo 37
Miquéias 6:1-8
I Coríntios 1:(18-25)26-31
Mateus 5:1-12

"Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará.” Sl. 37:5

Em minha vida, várias vezes tenho ouvido este versículo do Salmo 37, de pessoas que confiam absolutamente em Deus. As oportunidades em que citam essa frase são sempre situações de dificuldades, de crise pessoal ou coletiva, de angústia ou de dor. E, realmente, se a gente vai pensar no sentido da mesma, ela tem um caráter de ABSOLUTA ou TOTAL confiança em nosso Deus.
No entanto, a confiança absoluta supõe o seu contraditório, ou seja, a dúvida, a incerteza, o medo, a indecisão. Todos são sentimentos que nos trazem ou evocam sofrimento ou dificuldades.
Santo Agostinho dizia que a graça que recebemos de Deus é irreversível e que não poderíamos perdê-la jamais, pois a recebemos gratuitamente d'Ele. No entanto, como podemos deixar de confiar em Deus em momentos difíceis de nossa vida, se já possuímos a sua graça? Como, pois, ter espaço para a dúvida, a des(...)graça, a falta de confiança? 
Justamente porque somos humanos e falíveis, é que, em meio a tribulações, cedemos à tentação de nos desesperarmos. A fé e a confiança absoluta estão permanentemente sendo testadas em nós. No entanto, o Salmo 37 resume, perfeitamente, como deve ser a nossa resposta.

Vera Lucia S. de Oliveira
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” Mateus 5:4

Intercessão
Oremos para que sejamos um testemunho vivo de fé e confiança, mesmo quando em dúvida ou desespero, confiando na ação da graça de Deus na nossa vida diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário