segunda-feira, 19 de julho de 2010

Salmos 41, 52 ou 44
Josué 7:1-13
Romanos 13:8-14
Mateus 26:36-46

Falou meu pai

Uma grata lembrança de minha infância. À noite em volta do lampião, nosso pai lia a Bíblia para nós e também um livro: O Peregrino de Bunyan. O personagem principal empreendia uma viagem. No caminho ia se encontrando com pessoas com nomes de virtudes e vícios: cristão, fiel, ateu, hipocrisia, piedade, etc.
E o sr. Leocádio se esforçava para criar suspense de um dia para outro. A espera, o querer saber mais. À hora da história, dos personagens, a cumplicidade, a proximidade, a confiança entre pai e filhos. “Nossos pais nos contaram” (Sl. 44:1). O Contar, ensinar, sabendo ou não, colocava ferramentas em nossas mãos para a viagem. Pais que falam de Deus para seus filhos desde a mais tenra idade, constroem o fundamento para toda uma vida. A força do ensino.
A força e expansão de nossa Igreja, nos seus primórdios no Brasil, foi o ensino, a Escola Dominical. Iniciou-se, em Porto Alegre, na Escola de Vicente Brande. Kinsolving e Morris levaram um ano ensinando, preparando o povo antes do início da Igreja. A Escola Dominical era para todos: crianças e adultos. Isso nos lembra que, desde os primeiros tempos, Nosso Senhor quando não estava curando estava ensinando.

D. Clovis Erly Rodrigues
Florianópolis/SC
Texto para Meditação

“Ouvimos, ó Deus, com os próprios ouvidos: nossos Pais nos tem contado o que outrora fizestes em seus dias.” Salmo 44:1

Intercessão

Oremos por todas as pessoas que se dedicam ao ensino público e privado, na Igreja e fora dela. Oremos por um sistema educativo mais inclusivo e que transmita valores da justiça, paz, amor e vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário