quarta-feira, 14 de julho de 2010

Salmos 38 ou 119:25-48
Josué 3:1-13
Romanos 11:25-36
Mateus 25:31-46

Ovelhas e cabritos

Este texto do julgamento final no Evangelho segundo Mateus sempre me impressionou muito porque não coloca a freqüência na Igreja como critério de salvação. Em outras partes do Evangelho Jesus disse que se o negarmos diante das pessoas Ele nos negaria diante do Pai (Mt. 10:33). No entanto, lendo este texto descobrimos que, mesmo que falemos d’ Ele diante das pessoas, se não formou solidários ele nem mesmo nos reconhecerá. O que é, então, mais importante, falar ou amar? Certamente muitas pessoas atéias, agnósticas e diversas outras religiões que não a cristã, cumprem totalmente as exigências de serem “ovelhas” de Deus. Já conheci algumas delas! Foi uma experiência fantástica, porque vi um amor desinteressado. Estas pessoas não amavam o próximo porque esperassem alguma recompensa celestial (de um céu que eles nem acreditavam existir ou duvidavam). Elas o faziam apenas para dar sentido as suas vidas, para se sentirem humanas e vivas! Certamente elas são aquelas que responderão surpresas: “Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?” (Mt. 25:37). Seria bom que desviássemos um pouco o olhar do altar e tentássemos ver Jesus no rosto de quem precisa de amor e solidariedade.

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS
Texto para Meditação

“Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.” Mateus 25:45

Intercessão

Oremos por todas as ONGs, movimentos sociais e organismos de solidariedade que buscam criar condições mais justas e dignas para todas as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário