terça-feira, 13 de julho de 2010

Salmos 26, 28 ou 36, 39
Josué 2:15-24
Romanos 11:13-24
Mateus 25:14-30

O medo é inimigo da perfeição

A parábola dos talentos nos fala de um mal chamado “medo”. Quantas vezes, antes mesmo de tentar, temos “medo” do que iríamos fazer? Ah! Isso não vai dar certo! É verdade que às vezes podemos prever claramente que algo não vai funcionar, mas, se não temos uma alternativa clara e viável para propor é melhor até errar do que não fazer nada. Como me incomodava quando no Concílio da minha Diocese havia órgãos diocesanos que não apresentavam relatório e nada era dito. Outros apresentavam e eram criticados. Não fazer nada é uma armadilha mortal! Parece boa, silenciosa, aparentemente inócua. No entanto, ela conspira contra todas as coisas boas que poderíamos ter feito e contra as coisas que fizemos errado, das quais poderíamos ter tirado importantes lições. Conjugamos o verbo: “eu não te critico, tu não me criticas, nos não somos críticos, vos não tendes espírito critico”. Assim nos sentimos felizes, porque não corremos o risco de nos magoar. Temos medo de Deus, e medo do próximo. No entanto, o mandamento é amar a Deus (que nos amou primeiro) e amar o próximo (que Deus ama tanto quanto a nós). Resultado: “talentos enterrados”.

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS
Texto para Meditação
“Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.” Mateus 25:29

Intercessões
Oremos para que desenvolvamos a coragem evangélica e levar adiante a Missão de Deus no mundo sem medo de errar, de nos corrigir, de recomeçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário