domingo, 25 de julho de 2010

10º Domingo depois do Pentecostes - S. Tiago, Apóstolo

Próprio 12
Salmo 138
Gênesis 18:20-33
Colossenses 2:6-15
Lucas 11:1-13

Louvor e Gratidão

Tanto o Sl. 138 quanto Cl. 2:7 mostram a importância do louvor e da gratidão. Aparentemente são sinônimos. Mas não são. O louvor é uma atitude que pode levar ao comportamento de louvação. A gratidão é uma atitude que leva à conduta do agradecimento.
Há uma diferença de graduação entre o louvor e a gratidão. Louvar é mais simples. Há missionários, tanto na porção católica da Igreja, quanto na porção evangélica, que são especialistas em louvor. Chegam a reunir multidões para cantar e dançar os louvores a nosso Deus. É positivo. É muito lindo, às vezes. O louvor coletivo também é positivo, pode ser “contagioso”. As pessoas ficam bem animadas a participar e este fervor traz otimismo e bem-estar a todos os presentes. Ajuda a fortalecer a fé, ajuda a fortalecer os vínculos comunitários. Até mesmo poderíamos dizer, que o louvor é bem apropriado à reunião dos fiéis – é típico e apropriado, quando praticado em grupos de pessoas.
Já a gratidão exige uma conduta mais individualizada. A gratidão deve aparecer, sempre que possível, em momentos em que temos os “olhos nos olhos” de nossos irmãos e irmãs. Porque todo agradecimento que fazemos ao nosso Criador reflete-se, necessariamente, na maneira com que agradecemos aos que nos cercam.

Revdo. Egon Feldens
Porto Alegre/RS

Texto para Meditação
“Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.” Salmo 138:2

Intercessão
Oremos para que nosso louvor nos anime na gratidão, e que a gratidão nos leve ao louvor a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário