quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Salmo 101,109:1-4 (5-19)20-30 119:121-144
II Rs 18:9-25
I Cor 8:1-13Mt 7:13-21

Lobos vestidos de ovelhas

Resulta interessante que o Evangelho contenha uma advertência destas. Contra quem seria? Quem seriam esses lobos que se vestem de ovelhas? Bem, parece relativamente fácil de imaginar. São aquelas pessoas de boa conversa, que nos apresentam tudo o que gostaríamos de receber, que tem solução para todos os problemas. São os donos da porta larga e espaçosa. Outras pessoas no indicam que as coisas são complexas, difíceis e trabalhosas. Até nos dizem que nem sempre a fé resolve, que as vezes a vontade de Deus é misteriosa e que mesmo assim somos convidados a nos manter firmes na fé. A “fé de resultados” é tão boa! Mas, o mundo continua de mal em pior. Jesus não é a solução? É sim; mas não a solução imediata e assim como essa gente quer nos “vender” ou nos “trocar”. Jesus é a união entre o divino e o humano e portanto se revela em toda a complexidade da pessoa humana (sofrimentos, medos, frustrações, injustiças, também, alegria, solidariedade, amizade) e em toda a complexidade de Deus (trans-cendência, mistério, eternidade). A porta é estreita, difícil, mas certa. Não deixemos que nossos males nos levem para a solução mágica. Sigamos a Cristo, depositemos n´Ele nossa segurança.

Humberto Maiztegui Gonçalves

“Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero.”
Salmo 101:2

Nenhum comentário:

Postar um comentário