quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

(Os Mártires do Japão, 1597).

Salmo [70],71 ou 74;Isaías 55:1-13; 
Gálatas 5:1-15; Marcos 8:27-9:1  

Seguimento e oposição ao Reino
                               
Os textos de hoje nos ofertam importantes ensinamentos, dentre os quais queremos destacar um, em especial: o Evangelho de Marcos, que relata sobre a confissão de Pedro e o anúncio da paixão de Jesus Cristo. A confissão de Pedro que Jesus é o Cristo forma o centro do Evangelho de Marcos. Mas Pedro é surpreendente em muitas passagens: ele é capaz de confessar que Jesus é o Cristo, mas também de não querer permitir que o Filho do Homem sofresse até a morte. 
                             
Pedro e Judas são os únicos, em todos os Evangelhos, a negar e trair. São também, curiosamente, os únicos que foram chamados de Satanás (Opositor). O Opositor é aquele que se coloca contra os interesses do Reino de Deus, preocupado com seus próprios interesses, sentimentos e crenças. Pedro não concebia que o Ungido de Deus pudesse ser um grande perdedor (na sua concepção). Muitas vezes priorizam-se os interesses de grupos, excluindo a possibilidade do êxito de outros/as e de todos/as. Jesus não admitia tais comportamentos entre seus seguidores/as. Não é por acaso que Jesus diz: “... não pensas as coisas de Deus, mas as humanas”.

Postulante David Pessoa de Lira
Revda. Diaconisa Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira.
Recife PE

Texto para meditação
Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são apenas humanas. Marcos 8:33

Intercessão
Oremos para que nossas falhas e oposições ao Reino não impeçam a constante busca de Deus e de seu amor em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário