domingo, 4 de janeiro de 2015

2º DOMINGO APÓS O NATAL



Salmo 84 ou 84:1-18; Jeremias 31:7-14 ; 
Efésios 1:3-6,15-19 ; Mateus 2:13-15,19-23 ou
 Lucas 2:41-52 ou Mateus 2:1-12.

As aparentes contradições do Menino Jesus

Lc.2 :41-52 nos relata a história da primeira visita de Jesus à Jerusalém. A primeira parte do texto nos dá várias informações: fala da viagem, da idade de Jesus e do costume de seus pais de observar a Páscoa judaica (vers.41-43). No verso 44,José e Maria dão-se conta de que Jesus para casa não voltou com eles e com o grupo de viajantes. Talvez essa tenha sido a primeira vez que o Menino adolescente tenha feito uma “arte” dessas. Ficou em Jerusalém, sem avisar seus pais! Qual pai e mãe não passaram por uma situação semelhante, com algum ou todos os seus filhos?Eu já.

Aí nós vemos bem expressa uma das naturezas de Jesus: a sua humanidade tomar uma decisão dessas, sem avisar os pais. Coisa de adolescente!
    
Mas o texto, até o verso 52 nos mostra, bem clara já, a divindade de Jesus – quando procurado pelos pais, que voltaram a Jerusalém, encontraram-no no Templo, conversando de igual para igual com os doutores da lei. Que menino de 12 anos poderia fazer isso? Seus pais ficaram maravilhados! Maria porém, guardou no seu coração a dupla atitude de seu filho. E começou a perceber que não eram contradições.

Profª. Vera Lúcia Simões Oliveira
Porto Alegre/ RS

Textos para meditação
Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai? ” Lc 2: 49
“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”Lc 2: 52

Intercessão
Oremos por todas as famílias , pelos pais e filhos/as, para que sempre haja diálogo e compreensão entre todos/as, seguindo o exemplo  de Jesus, José e Maria, que souberam sentir, de uma experiência a princípio inquietante, um sentimento de maior união, amor e percepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário