domingo, 23 de novembro de 2014

27º Domingo de Pentecostes (Próprio 29) - Clemente, Bispo de Roma, 100.

 Salmo 95:1-7; Ezequiel 34:11-17; 
I Coríntios 15:20-28; Mateus 25:31-46. 

Entre nós está e não o conhecemos

O Sermão da Montanha, o primeiro livro da Nova Lei, abriu com as oito bem aventuranças. O Sermão da Vigilância, o quinto e último livro da Nova Lei, encerra com a parábola que descreve o juízo final. As bem-aventuranças descrevem o portão de entrada para o Reino, enumerando oito categorias de pessoas: os pobres em espírito, os mansos, os aflitos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os de coração limpo, os promotores da paz e os perseguidos por causa da justiça. A parábola do juízo final conta o que devemos fazer para poder tomar posse do Reino, a saber, acolher os famintos, os sedentos, os estrangeiros, os sem roupa, os doentes e os prisioneiros. No começo e no fim da Nova Lei estão os excluídos e marginalizados, estão os que procuram acabar com a exclusão.   
                      
Os quatro evangelhos são o álbum de fotografias do novo povo de Deus. Neles os primeiros cristãos conservaram para nós as fotos mais bonitas de Jesus. Eles conservavam as palavras de Jesus não como palavras de alguém do passado. 
                            
Para eles, Jesus não era uma pessoa falecida de saudosa memória, mas sim alguém bem vivo no meio deles. Quando liam ou ouviam as palavras do Evangelho, não as escutavam como se fossem palavras de 20 ou 30 anos atrás, gravadas numa fita, mas sim como palavras que este Jesus, vivo e presente, diria a eles naquele momento. Assim, no texto de hoje, este mesmo Jesus aponta os pobres e os excluídos e nos diz: "SOU EU!"

Mesters, Lopes e Orofino

Texto para meditação
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. Mateus 25:45

Intercessão
Oremos para que possamos ver nas outras pessoas, especialmente as mais necessitadas, o caminho do serviço do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário