domingo, 2 de novembro de 2014

24º Domingo de Pentecostes (Próprio 26) - DIA DAS PESSOAS FALECIDAS.

 Salmo 43; Miquéias 3:5-12; 
I Tessalonicenses 2:9-13,17-20; Mateus 23:1-12. 

Que os títulos não nos tornem como os fariseus

Com o tempo os fariseus se agarraram ao poder e já não escutavam os apelos do povo nem deixavam o povo falar. A palavra "fariseu" significa "separado". A observância deles era tão estrita e rigorosa, que eles se distanciavam do comum do povo. Por isso, eram chamados de "separados". Daí nasceu a expressão "mentalidade farisaica". É de pessoas que pensam poder conquistar a justiça através de uma observância estrita e rigorosa da Lei de Deus. Geralmente, são pessoas medrosas, que não têm coragem de assumir o risco da liberdade e da responsabilidade. Elas se escondem atrás das leis e das autoridades. Quando estas pessoas alcançam uma função de mando, tornam-se duras e insensíveis para esconder a sua imperfeição.
                       
Há quatro títulos que Jesus proíbe a gente de usar. Hoje, na igreja, os sacerdotes são chamados de "pai" (padre). Muitos estudam nas universidades da igreja e conquistam o título de "Doutor" (mestre). Muita gente faz direção espiritual e se aconselha com pessoas que são chamadas "Diretor espiritual" (guia). O que importa é que se tenha em conta o motivo que levou Jesus a proibir o uso destes títulos. Se forem usados para a pessoa se firmar numa posição de autoridade e de poder, ela estará errada e cai debaixo da crítica de Jesus. Se forem usados para alimentar e aprofundar a fraternidade e o serviço, não caem debaixo da crítica de Jesus, como antes fizeram os fariseus.

Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco Orofino.

Texto para meditação
Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. Mateus 23:8

Intercessão
Oremos para que os títulos apenas indiquem nossa disponibilidade de servir e amar e que respeitemos todas as pessoas que tem apenas o título dado por Jesus de “irmãs e irmãos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário