domingo, 7 de setembro de 2014

13º Domingo após Pentecostes (Próprio 18) – DIA DA PÁTRIA

Salmo 119:33-48; Ezequiel 33:1-11; 
Romanos 12:9-21; Mateus 18:15-20.

Grita Pátria Amada!

(...) Ah! Pátria amada, que nos dais a cada filho teu o adjetivo de brasileiro, acorda de teu sono eterno, em cujos “berços esplêndidos” repousas! Levanta de tua inércia e grita com voz forte, retumbante, um grito de liberdade capaz de fazer brilhar sobre o céu de cada filho teu aquele mesmo sol da liberdade que se canta e encanta em teu hino. (...) Grita alto, ó Pátria amada, para que os filhos teus não esmoreçam, mas que esta terra desça de amor e esperança! Desce com teu grito forte, gestando no coração de teu povo a garra, o amor, a força capaz de enfrentar até mesmo os adoradores da morte, os cultuadores de todo sistema que se levanta para pôr fim aos filhos teus e as filhas tuas.
                
(...) Grita aos teus filhos para que eles se descubram como a ti: a pátria amada. Gesta nos teus filhos e filhas a consciência que são eles os responsáveis de fazer brilhar nos céus da mãe gentil aquele sol verdadeiro, não o poético do hino, mas aquele sol da liberdade capaz de torná-lo o que o é por natureza: gigante. Lembra aos filhos teus e as filhas tuas, ó mãe gentil, que são eles a pátria amada. Mas grita forte! Pode ser que eles estejam em sono profundo. Faze teu povo reconhecer-se como Pátria amada, gigante pela própria natureza! Grita com aquele mesmo brado retumbante dado às margens daquele rio, de forma que os filhos teus não deixem que fiquem somente na bandeira bela, a ordem e o progresso de teu solo, nem tão somente em teu hino, o sol da liberdade!

 Paulo Evangelista da Costa

Texto para meditação
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Romanos 12:16-17

Intercessão
Oremos por este maravilhoso país chamado Brasil, para que, nesta Pátria superemos a corrupção com educação e a violência com inclusão! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário