sábado, 9 de agosto de 2014

Salmos 87,90 ou 136; Juízes 9: 22-25,50-57; 
Atos 4:32-5:11; João 2:13-25.

UMA FAXINA NA CASA DE DEUS 
JESUS É O NOVO TEMPLO

Depois do ano 70, com a destruição do templo, as comunidades releram as palavras de Jesus e concluíram que o templo de Jerusalém estava ultrapassado. A Glória de Deus não habitava mais naquele espaço! As comunidades do Discípulo Amado foram as que mais avançaram nesta reflexão. Elas concluíram que em Jesus, Palavra de Deus feita carne, reside a Glória de Deus (Jo 1,14). Jesus é o novo templo! 
                  
O corpo de Jesus, ou seja, a sua realidade humana, é o local em que habita a plenitude da Divindade (Jo 2,21-22). Deus não se prende a nenhum santuário, nem o de Jerusalém nem o do monte Garizim. O que o Pai quer são os verdadeiros adoradores, aquelas pessoas que manifestam Deus em suas vidas através do amor ao próximo. Estas são as que o adoram "em espírito e verdade" (Jo 4,23). O verdadeiro templo de Deus é a comunidade, onde as pessoas são todas sacerdotes e sacerdotisas, "as palavras vivas", que continuamente oferecem a Deus o autêntico sacrifício espiritual (1Pd 2,4-5). Por isso mesmo, no Evangelho de João, a limpeza da casa de Deus acontece no início da vida pública de Jesus.

Mesters, Lopes e Orofino

Texto para meditação
Mas ele falava do templo do seu corpo. Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito João 2:21-22

Intercessão
Oremos para que não fiquemos presos a templos ou memórias vazias, mas sempre lembremos que a Palavra Viva de Deus é Jesus Cristo e a verdadeira Igreja de Cristo é a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário