sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Salmos 69  ou 73; Juízes 5:1-18; 
Atos 2:1-21; Mateus 28:1-10.

Façam discípulos em todos os povos

A Igreja é primeiro ecumênica e depois denominacional. Jesus mandou fazer discípulos entre todos os povos, porque Jesus é Senhor de todos e para todos. No entanto, quando planejamos nossas atividades paroquiais deixamos as atividades ecumênicas por último e nem pensamos no diálogo interreligioso. Claro, sem promoções, sem boas celebrações, sem visitação, podemos diminuir e até desaparecer como comunidade. 
                         
Mas, por quê colocar o denominacional em concorrência com o ecumênico? Existem diversos organismos ecumênicos como o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) que oferecem cursos bíblicos que poderiam ser usufruídos por pessoas de nossas comunidades. Estes cursos são ministrados por assessores e assessoras de diversas igrejas e, pasme, ensinam a mesma Bíblia, fazem discípulos e discípulas para o mesmo Cristo. No entanto, parece tão difícil pagar uma pequena quantia por mês (menos do que gastaríamos em uma refeição na rua) para custear isso, preferimos ficar reclamando que na nossa igreja há poucos estudos bíblicos. Como vamos fazer discípulos para Cristo se queremos apenas pensar em nossa igreja. Não seria melhor pensar em Cristo e, como seguidores e discípulos/as d´Ele edificar Sua Igreja e nossa igreja? 

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
(reeditado)

Texto para meditação
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28:19

Intercessão
Oremos pelos organismos ecumênicos e por mais compromisso com os projetos que excedem os limites de nossa denominação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário