quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Salmo 105; Juízes 14:1-19; 
Atos 6:15-7:16; João 4:27-42.

A fé de Estevão

Estevão foi um dos primeiros diáconos da Igreja Cristã. Também foi o primeiro mártir, morrendo sob o olhar e aceitação do fariseu Saulo, que depois seria o grande apóstolo Paulo. Estevão nos mostra a importância do ministério de diáconos e diáconas geralmente desvalorizado tanto pela teologia quanto pela vida pastoral em nossas comunidades. O povo vê o diácono/a como um presbítero pela metade. Olha-se o ministério pelo que “pode” ou “não pode” fazer em termos sacramentais, não se olha o principal que é o TESTEMUNHO. 
                                               
Todas as pessoas que hoje são presbíteras ou até bispas carregam dentro do seu ministério o ministério diaconal por onde iniciaram sua trajetória no ministério ordenado. Nós estamos aqui para lembrar-lhes disso! Mas, também, para lembrar todo o povo da igreja, ordenado ou não, que nossa fé deve ser testemunhada em atos concretos de amor ao próximo! Desvalorizar o ministério diaconal é, como fizeram com Estevão, tentar apagar o testemunho profético da fé em Cristo.

Revda. Claudia Prates – Cachoeirinha RS 
(reeditado)

Texto para meditação
Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo. Atos 6:15

Intercessão
Oremos por todas as pessoas ordenadas que exercem o ministério diaconal e pelo Serviço Anglicano de Diaconia Desenvolvimento (SADD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário