domingo, 17 de agosto de 2014

10º Domingo de Pentecostes (Próprio 15)

  Salmo 67; Isaías 56:1-7; 
Romanos 11:13-15,29-32; Mateus 15:21-28. 

Precedência ou Necessidade?

No relato da comunidade de Mateus a mulher estrangeira é apresentada como Cananéia. Ela suplica, chamando Jesus não apenas de “Senhor”, mas de filho de Davi (15,22b).  Fica muito mais forte a rejeição por parte dos discípulos (homens) que exigem que Jesus a expulse da casa (Mt 15,23b). O argumento prévio, diante do pedido de misericórdia/piedade em 15,22 (eleison) afirma ser o Reino primeiro para os judeus – isto é o argumento da precedência – que, por sua vez, aparece de forma quase que oposta na primeira missão discípulos (Mt 10,6). Um novo pedido da mulher é de “ajuda” (boetei), então, apresenta-se o argumento da possibilidade. 
         
A narrativa da comunidade de Mateus mostra a mulher desconstruindo primeiramente o argumento da precedência com o argumento da urgência, isto é, não são os primeiros que devem ser atendidos, mas aquelas pessoas que mais precisam! 
          
Mais do que a defensa da igualdade de direito para judeus e não judeus em professar a fé, em compartilhar a mesa, ela traz uma nova visão da fé. Era a forma excludente, prevalecida, omissa, que deixava pessoas como ela e sua filha fora da mesa. A narrativa termina dizendo: “mulher, grande é tua fé” (15,28a) e “seja feito como desejas ou segundo tua vontade” (15,28b). Poderíamos interpretar aqui que a mulher Cananéia da comunidade de Mateus é portadora de uma nova revelação, reconhecida e autorizada por Jesus? E você acha que a mesa é só para os que chegaram primeiro ou para as pessoas que mais necessitam?

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação. Salmo 67:2

Intercessão
Peçamos perdão a Deus pelas vezes que nos achamos mais dignos que outras pessoas de partilhar da mesa do Senhor e de suas bênçãos e fiquemos atentos para o clamor de quem pede ajuda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário