quarta-feira, 23 de outubro de 2013

SÃO TIAGO DE JERUSALÉM, IRMÃO DO SENHOR JESUS CRISTO, MÁRTIR, 62.


Salmos 38 ou 119:25-48; Lamentações 2:8-15; 
I Coríntios 15:51-58; Mateus 12:1-14.

São Tiago de Jerusalém

Como a maioria das Igrejas Orientais, também a Comunhão Anglicana celebra dia 23 de outubro a memória de São Tiago de Jerusalém, o Justo, o irmão de nosso Senhor. Quem é esse Tiago, conhecido como Irmão do Senhor, a quem é atribuída a Epistola de São Tiago no Novo testamento? Não se trata de um Apóstolo, embora dois deles tivessem o nome de Tiago. Esse Tiago que celebramos em 23 de outubro é um dos irmãos de Jesus mencionados no Evangelho segundo São Mateus (13:55). Segundo a Tradição, nenhum desses irmãos de Jesus foi seu discípulo, embora algumas fontes indicam que Judas (não o Iscariotes), um dos Doze, tenha sido irmão de Jesus, pois em sua pequena Epistola, apresenta-se como “irmão de Tiago e servo de Jesus Cristo” (Judas,1). A Tradição da Igreja do Oriente conta que Tiago, irmão do Senhor, era homem letrado, conhecedor da Lei e muito piedoso.  Foi eleito pelos Apóstolos para liderar a Igreja de Jerusalém, e é considerado seu primeiro Bispo. A comprovação disso é que no episódio do Concílio de Jerusalém Tiago apresenta a decisão final (Atos 15:6-21). 
          
A Igreja, desde tempos antigos, atribuiu a ele o título de “o Justo” pelo seu espírito conciliador que marcou a decisão do Concílio de Jerusalém.  São Tiago de Jerusalém é um dos inspiradores do espírito ecumênico, pois reconheceu a diversidade da Igreja e sua adequação às diferentes culturas humanas. 

Fone: Texto de Revdo. Luiz Caetano Grecco Teixieira.
Ordem de Santiago (OST)

Texto para meditação
Os que tornam o mal pelo bem são contra mim, porquanto eu sigo o que é justo. Salmo 38:20.

Intercessão
Oremos para seguir o exemplo de São Tiago, o Justo, irmão de Nosso Senhor, e nos dediquemos à oração e à reconciliação de todos os que estão em discórdia e inimizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário