quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia da Reforma (século 16)


Salmos 50 ou [59,60],103; Neemias 1:1-11; 
Apocalipse 5:11-6:11; Mateus 13:18-23.

Dia da Reforma

Hoje é o Dia da Reforma Protestante. Lutero pregou contra os abusos eclesiásticos e as superstições que ameaçavam a vivência dum cristianismo bíblico. Ele defendia que as Escrituras Sagradas deveriam ser lidas por todos, e não apenas pelo clero, e tanto as Escrituras quanto o culto sagrado deveriam ser na língua que o povo compreendesse.
             
O Evangelho de hoje conta justamente a parábola das diversas sementes que caem em diferentes lugares, o que nos leva a refletir que mesmo tendo acesso às Escrituras, nem sempre conseguimos entender o espírito da mensagem. Em outros momentos, a correria do dia a dia impede que a semente plantada em nossos corações frutifique.
            
Como na época de Lutero, hoje a ignorância bíblica tornou muita gente suscetível às muitas superstições religiosas que são apregoadas por um mercantilismo religioso crescente. Portanto, buscar conhecimento bíblico é fundamental para a vivência duma fé verdadeira, que dá frutos, e nos põe à serviço do Reino de Deus.

Revdo. Mário Ribas
Registro SP

Texto para meditação
A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a Palavra e a compreende. Esse com certeza produz fruto. Mateus 13:23a

Intercessão
Oremos ao Bondoso e eterno Deus pedindo sabedoria para ler e compreender a Sua palavra, e que Seu Espírito Santo torne os nossos corações terrenos férteis para que a semente plantada dê muitos frutos para a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário