domingo, 13 de outubro de 2013

21º Domingo de Pentecostes (Próprio 23)


 Salmo 113; Rute 1:(1-7)8-19a; 
II Timóteo 2:(3-7)8-15; Lucas 17:11-19.

Misericórdia

A palavra misericórdia significa literalmente "tristeza no coração". Mas a misericórdia é algo mais do que a compaixão ou tristeza sincera pelo infortúnio de outro. Compaixão é empatia com o sofredor. Mas a misericórdia vai mais longe, pois remove o sofrimento. E ele fará tudo em seu poder para dissipar essa miséria. A misericórdia também está ligada com a justiça. Tomás de Aquino disse que a misericórdia "não destrói a justiça, mas é um certo tipo de realização da justiça ... A misericórdia sem justiça é a mãe de dissolução, (e) A justiça sem misericórdia é crueldade." Perdão sem arrependimento nega justiça. Então, qual é o significado destes dez leprosos pedindo misericórdia? Eles sabem que estão em necessidade de cura, não apenas física, mas a cura espiritual. Seu pedido de misericórdia é tanto um pedido de perdão e libertação do sofrimento. Jesus dá a misericórdia para com todos os que pedem com fé e contrição.
                          
Por que apenas um em cada dez leprosos - um samaritano - volta para mostrar gratidão? Gratidão está relacionada com a graça - o que significa a liberação da beleza. A gratidão é a homenagem do coração que responde com graciosidade ao se expressar por um ato de ação de graças. A ingratidão facilmente leva à falta de caridade e a intolerância para com os outros. Quantas vezes temos sido ingratos para com os nossos pais, pastores, professores e vizinhos? Você expressa gratidão a Deus por sua misericórdia e você mostra misericórdia para com o seu vizinho?

Leituras diárias
Traduzido e adaptado

Texto para meditação
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. Lucas 17:19

Intercessão
Oremos para que sejamos pessoas agradecidas, e que nossa gratidão se traduza em respeito e solidariedade para com as outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário