quinta-feira, 15 de agosto de 2013

BEM AVENTURADA VIRGEM MARIA, MÃE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.


Salmo 105; II Samuel 15:1-18; 
Atos 21:27-36; Marcos 10:32-45. 

A AUTORIDADE DO SERVIÇO
              
Irmãos e irmãs as palavras “poder” e “autoridade” são muito mal utilizadas. Poder é força de vida dada por Deus. Por isso só os vivos podem algo, mortos não podem mais nada.
                 
O uso do poder é que pode - e tem sido - mal utilizado, para defender interesses mesquinhos. Já a autoridade é o poder sobre algo ou alguém, assim ela é firmada em algo.  Por exemplo, a autoridade de um comandante militar é o poder sobre suas tropas e vem da instituição (Exercito, Policia Militar, etc.). Pois bem, na vida do Reino a autoridade vem de Deus – como poder cuidar das pessoas e de toda a criação -  e está baseada no serviço. Essa prática do poder e da autoridade traz consequências porque denuncia todas as estruturas pecaminosas do Mundo, que ameaçam as pessoas e o resto da criação. O poder e autoridade que vem de Deus incomodam, causando a ira, o desespero, e o ataque daqueles que vivem e beneficiam com essas estruturas injustas. 
          
Jesus sabia disso, sabia que os poderosos iriam matá-lo, como também percebia que seus discípulos não estavam entendendo nada disso. Pensavam no poder e na autoridade como o mundo pensava e realizava. Jesus então chama seus discípulos para perceberem que a missão do Reino, com seu verdadeiro poder e sua verdadeira autoridade, leva à perseguição por parte dos que promovem a destruição, e que nele a autoridade e poder só podem estar baseados no serviço amoroso.
.
Revdo. Côn. Marcos Fernando Barros de Souza
Belém PA

Texto para meditação
Ele é o Eterno, o nosso Deus; os seus mandamentos são para o mundo inteiro. Salmo 105:7

Intercessão
Oremos para que Deus nos dê humildade, e que Seu Espírito nos mova no poder de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário