domingo, 28 de julho de 2013

10º Domingo após Pentecostes (Próprio 12)


 Salmo 138; Gênesis 187:20-33; 
Colossenses 2:6-15; Lucas 11:1-13.

Senhor dá-nos a Graça de conhecer-Te internamente

A busca da aproximação com o Senhor, como acontece, por exemplo, num retiro espiritual, através do silêncio, proporciona um escutar dos desejos mais profundos do coração. Através da oração, Deus se manifesta, é disponível e atende as necessidades mais prementes. Por outro lado nos impele ao amor, a generosidade e a uma vida plena de sentido.
                    
Quando os discípulos pediram que os ensinassem a rezar, na verdade, eles buscavam o que Jesus vivia em sua plenitude de filho de Deus: aproximação e o conhecimento interno do Senhor. O conhecimento interno de Deus possibilita respostas aos anseios mais nobres e verdadeiros; conforme a vontade Daquele que tudo criou e amou. 
                       
Para isso a oração requer atitude de atenção, escuta e disponibilidade para que se efetive através de nós o projeto de Deus sobre nossa vida pessoal e do mundo como um todo. 
                      
Ao revelar a paternidade de Deus, na oração ensinada aos discípulos, Jesus coloca-os na dimensão da plena fraternidade humana. A oração do Pai Nosso, supõem relação de igualdade entre irmãos; de justiça e de misericórdia. Justiça material, sinalizada pelo pão e da misericórdia no exercício singelo do perdão mútuo. 

Revdo. Itabira Jonas
Praia Grande SP

Texto para meditação
Dá-nos o Pão do amanhã, perdoa-nos nossos pecados, como também perdoamos os que nos ofendem; não nos deixe sucumbir na prova. Lucas 11:3-4.

Intercessão
Peçamos ao Senhor que no ensine a orar, para que alcancemos o essencial  de nosso existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário