segunda-feira, 13 de maio de 2013


Salmos 89; Ezequiel 4:1-17; 
Hebreus 6:1-12; Lucas 9:51-62.

Intolerância ou respeito?

Quando os samaritanos, sabendo que Jesus e seus discípulos iam para a inimiga Jerusalém, não os quiseram receber. Isso foi interpretado pelos discípulos como uma grande ofensa contra o Senhor, digna de castigos horríveis como fogo do céu e morte. Hoje seria algo assim como um bombardeio de mísseis. Mas Jesus rejeitou completamente esta reação e apenas respeitou a decisão deles, fruto de séculos de discriminação por parte dos judeus de Jerusalém. 

Hoje reagimos mal contra os ateus que não querem “receber” nossa sensibilidade religiosa. Reagimos mal quando pessoas de outras igrejas batizam de novo algumas pessoas que decidiram “sair” de nossa igreja. Reagimos mal quando nos acusam de “ímpios” ou de amigos do “inimigo” por nossa “liberalidade” para com algumas coisas que outros consideram pecados graves. 

Então, passamos para o outro lado, e pensamos: será que eles têm razão e nos estamos indo para o inferno? Nem uma coisa nem outro. Jesus amou todos, compreendeu todas as motivações quando eram sinceras. Não olhemos ninguém com desprezo, nem ódio, mas com amor e estaremos mais perto de realizar a vontade de Deus em Cristo.

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Lucas 9:55.

Intercessão
Oremos a Deus pela sua Graça no relacionamento de diálogo e respeito com todas as outras pessoas cristãs e com todas as outras religiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário