sexta-feira, 10 de maio de 2013


Salmos 85,86 ou 291,92; Ezequiel 1:28-3:3; 
Hebreus 4:14-5:6; Lucas 9:28-36. 

Uma luz na peregrinação 
                      
Ante a presença de Moisés e Elias intervêm Pedro, mas “não sabia o que dizia”, provavelmente Lucas incorpora a clássica incompreensão própria de Marcos, pensando que é toda a Igreja a que devia estar reunida com o Senhor, ou que não é possível dar a Deus uma morada...A nuvem  é sinal da presença divina e da sua glória (“viram a glória”, v.32), e por causa disso quando os discípulos entram na nuvem (somente Lucas assinala que também eles foram cobertos pela nuvem) “ficaram cheios de temor”; eles que não são simples espectadores, pois a nuvem é a reunião dos discípulos com a Palavra do Senhor, e unidos por sua vez com os personagens  do céu em uma sorte de “comunhão dos santos”. No entanto, com em Getsémani, o sono os vence (22:45-46), não são testemunhas do diálogo, somente depois da ressurreição é que compreenderão.

“Ouçam-no” é a chave do relato: para estar na proximidade de Jesus não é necessário armar tendas, mas ouvi-lo, viver Sua Palavra. A peregrinação não terminou, estamos a caminho, mesmo que a transfiguração ilumine brevemente o escândalo da cruz anunciada; a Igreja na marcha do seu êxodo no céu vê o monte, como Israel olhava para o Sinai no seu êxodo. 

Koinonia
Extraído, traduzido e adpatado de : www.claiweb.org.

Texto para meditação
Este é o meu amado Filho; a ele ouvi. Lucas 9:35b.

Intercessão
Oremos para que nossos caminhos pessoais e eclesiais sejam iluminados pela visão da transfiguração e que sempre possamos ouvir a voz do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário