sábado, 16 de março de 2013


Salmos 118 ou 145; Jeremias 23:9-15; 
Romanos 9:1-18; João 6: 60-71.

Escândalo e abandono de Jesus
              O Evangelho segundo São João, neste capítulo 6, no chamado “discurso eucarístico de Jesus”, mostra que o Evangelho não é de fácil aceitação. O complicado em aceitar o Evangelho de Cristo não está em suas exigências morais (como pensam alguns de linha mais puritana). Nem está na necessidade de enfrentar grandes sofrimentos e fazer grandes sacrifícios (como pensam alguns mais pietistas ou ascéticos). A dificuldade se encontra em aceitar sua abertura irrestrita a todas as pessoas e seu amor incondicional.
           Quando Jesus fala coisas como, “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida” (João 6:63), está nos desafiando a não acreditar pensando apenas em nós, mas na salvação de outras pessoas e do mundo. A carne vive apenas para seu sustento e para sua própria salvação. Para isso comemos e dormimos. Não comemos para outros nem dormimos para outros. O espírito é o que rompe as barreiras do “eu”, capaz de se encontrar com o “criador” não apenas de si, mas de toda a vida. Vida é sempre o todo. Não pedimos para viver, não vivemos apenas do que sai de nós, pelo contrário, tudo o que sustenta nossa vida e a vida do mundo não é “eu”, mas é “outro”, “outras”, “além”, “ao redor”, “abaixo” e “acima”, “fonte”. Os que se escandalizaram, as pessoas que acharam injusto acreditar que todas as outras pessoas são igualmente dignas, abandonaram Jesus. Então, o que faremos?

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. João 6:68

Intercessão
Oremos para que em nossos relacionamentos como Deus em Cristo Jesus, com todas as outras pessoas e com toda a criação, vejamos traços do espírito e da vida que Nosso Senhor nos mostrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário