sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Salmos 88 ou 91,92; Jeremias 11:1-8,14-20; 
Romanos 6:1-11; João 8:33-47.

Mulheres livres para amar e servir a Deus

Uma das principais reivindicações de nós mulheres ativas no movimento ecumênico tem sido que as mulheres também passem a ocupar espaços de direção em organismos e espaços ecumênicos e ligados a igrejas. Por isso, o fato de eu assumir este cargo pode sinalizar uma pequena, mas significativa mudança nos espaços de direção das igrejas e dos organismos ecumênicos. Ter sido acolhida no momento em que a presidência do CONIC é exercida por um bispo católico também demonstra uma abertura interessante. Tenho recebido muito apoio de diversas pessoas da igreja católica, que demonstram felicidade com o fato de eu assumir esta tarefa. 
           Outra questão significativa de assumir este cargo neste momento é que a pesquisa do IBGE, da qual falamos acima, também mostrou que a maioria das mulheres no Brasil se assume como religiosas. 
           O fato de uma mulher ser a secretária geral do CONIC também reflete a necessidade de ampliar, cada vez mais, o compromisso do movimento ecumênico com as lutas das mulheres. Também acredito que temos uma grande responsabilidade de refletir sobre a realidade das mulheres no contexto brasileiro, em que a maioria de nós se declara religiosa e que, ao mesmo tempo, vive situações de violência e agressão bastante significativas. Por isso, poder refletir sobre qual o papel das mulheres cristãs e de outras religiões na defesa de todas as mulheres é um desafio grande. Eu me sinto responsabilizada em fortalecer as bandeiras das mulheres.

Pastora Romi Márcia Bencke
(Secretária Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs).

Texto para meditação
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36.

Intercessão
Oremos pelo trabalho e contribuição das mulheres em toda a sociedade, especialmente nas igrejas cristãs e no trabalho ecumênico pela unidade, justiça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário