domingo, 3 de fevereiro de 2013

4º Domingo da Epifania


I Coríntios 14:12b-20; Lucas 4:21-32.

Viestes para nos arruinar?

            A expulsão de “demônios” frequentemente relatada nos textos dos evangelhos tem gerado dúvidas em muitas pessoas. Será que podemos ser tomados por “forças espirituais” totalmente alheias a nossa vontade, de forma totalmente independente dos pecados que cometemos como pessoas ou como sociedade?
            Sabemos que muitos destes demônios, até pela descrição de sua ação, correspondem a doenças hoje bem conhecidas como a “epilepsia”. Neste caso, o “demônio” se manifesta dizendo: “viestes para nos arruinar?”. Desta forma, as forças demoníacas são vistas aquilo que Jesus quer superar com seu amor e com a implantação do Seu Reino. Estes demônios são os que querem matar Jesus nos versículos anteriores (Lucas 4:29). Há quem se dedique a “expulsar demônios” com atos espetaculares de transe público. Mas, isso não tem tornado nossa sociedade mais pacífica, nem tem promovido que as pessoas se amem mais. Parece que isso não “arruína” a ação dos demônios.
            Por outro lado, quando tratamos pessoas com amor, mesmo aquelas portadoras de diversas doenças, podem-se ver transformações, tanto nestas pessoas quanto naquelas que vivem na volta delas. Então sim, os demônios são arruinados e a vida e alegria de viver restaurada.

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Que significa isto? Ordena com poder e autoridade aos espíritos imundos e eles saem? Lucas 4:36b.

Intercessão
Oremos por  todas as pessoas que por causa da sua condição física ou mental sofrem o preconceito e por toda a sociedade que está doente de falta de amor, para que Deus nos mostre o caminho da Vida e da Libertação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário