sábado, 5 de janeiro de 2013


Salmos 2, 110:1-5(6-7); Josué 1:1-9; 
Hebreus 11:32-12:2; João 15:1-16.

Somos responsáveis 

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.Josué 1:7.

       Palavra difícil de analisar e de chegar a um ponto que se possa reconhecer que de fato somos responsáveis. Tomo, por exemplo, a responsabilidade dos jovens em geral diante de uma instituição, objetivo ou necessidade de alguma coisa. Passamos por uma época em que desejamos ser os nossos próprios guias neste difícil caminho da vida; ser livres, tomar nossas próprias decisões e atitudes; isso é natural. 
        (...) Podemos fazer algumas considerações em torno da responsabilidade (...) Mas, de onde vem a dedicação? De uma parte, do interesse pela causa e do gosto pela tarefa; de outra parte, da responsabilidade. 
            Já notaram (...) que no início das atividades do ano há (...) entusiasmo, dedicação e animação? Mas, na medida que chegamos aos meados do ano, agosto ou setembro, começam a surgir dificuldades, menos interesse, desanimo – problemas que só ser resolvem quando há transformações ou gritos de alerta (..). 
          Podemos concluir facilmente que é preciso o senso de responsabilidade, base fundamental, necessária dedicação, bom entendimento...

Pedro Shirai
Paróquia da Santíssima Trindade, SP
Flâmula, Setembro-Outubro, 1962.

Texto para meditação
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.João 15:4.

Intercessão
Oremos para que assumamos com fé nossas responsabilidades no que se refere à realização da vontade de Deus para com este mundo dividido e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário