sexta-feira, 23 de novembro de 2012

(Clemente, Bispo de Roma, 100)


Salmos 102 ou 107:1-32; Malaquias 3:1-12; 
Tiago 5:7-12; Lucas 18:1-8

Questão de justiça

Esta é uma questão de justiça comum. Nós lutamos contra o apartheid na África do Sul, apoiados por pessoas de todo o mundo, porque os negros estavam sendo responsabilizados e obrigados a sofrer por algo contra o que não podiam fazer nada - a nossa pele. É o mesmo com a orientação sexual. É um dado. Eu não poderia ter lutado contra a discriminação do apartheid e também não posso lutar contra a discriminação que os homossexuais suportam, mesmo em nossas igrejas e grupos religiosos. Estou orgulhoso de que na África do Sul, quando ganhamos a chance de construir nossa própria constituição nova, os direitos humanos de todos foram explicitamente consagrados em nossas leis. Minha esperança é que um dia este será o caso em todo o mundo, e que todos tenham direitos iguais. Para mim essa luta é uma túnica sem costura. anti-apartheid era uma questão de justiça. Luta contra a discriminação contra as mulheres é uma questão de justiça. Luta contra a discriminação com base na orientação sexual é uma questão de justiça.

Arcebispo Emérito Desmond Tutu
(Extraído do livro “Deus não é cristão”,
disponível em: http://www.huffingtonpost.com)

Texto para meditação
E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Lucas 18:7

Intercessão
Oremos para que tanto nas igrejas quanto na sociedade as pessoas sejam reconhecidas e tratadas dignamente do jeito que são, sem discriminação nem preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário